Home»Como plantar»Como plantar morango – Todos os Passos

Como plantar morango – Todos os Passos

1
Shares
Pinterest Google+

Está interessado em aprender como plantar morango? Acompanhe todos os passos, do plantio à colheita. O morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) é uma planta pertencente à família das rosáceas, que possui espécies frutíferas de interesse econômico, tais como a macieira, a pereira e o marmeleiro. É uma planta nativa das regiões de clima temperado da Europa e das Américas. Segundo publicação da Embrapa a espécie de morangueiro produzida comercialmente nos dias de hoje é um híbrido natural, resultante de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à França.

como plantar morango

No Brasil, a produção comercial do morango é feita em vários estados, com cultivares variadas, a depender da adaptabilidade das cultivares ao clima, subtropical ou temperado da região de cultivo.

Saiba também: como emitir o CCIR

No entanto, há algumas dificuldades no plantio de morangos. Os morangueiros são plantas perenes, mas produzem bem apenas por dois ou três anos. Por ser uma planta pequena e de raízes relativamente pouco profundas, o morangueiro pode ser facilmente cultivado também em vasos e jardineiras.

Veja como plantar morango: todos os passos

Diversas cultivares crescem bem em diversas faixas de temperatura. Alguns podem ser cultivados em regiões mais quentes, sendo porém sempre necessário um período de baixas temperaturas durante o inverno. O ideal é que a temperatura não ultrapasse, em média, os 22°C durante a frutificação. Além disso, considera-se que dias ensolarados e noites frias levam a produção dos melhores morangos. O morangueiro necessita de boa quantidade de água e luminosidade para crescer bem. Em regiões mais quentes, o morangueiro pode ser sombreado durante as horas mais quentes do dia.

Escolha de Cultivares

Dependendo da região existem as cultivares de dias longos e as de dias curtos. Recomenda-se para o caso de plantio, uma consulta a profissional da área de agronomia e afins, sobre as cultivares disponíveis para a região, com melhor potencial de resistência e produtividade.

 Área de plantio

A escolha da área a ser plantada é de suma importância. Deve ser em um terreno plano a ligeiramente inclinado, bem drenado e com boa incidência de luz. 

Canteiros

canteiros plantio morango

Os canteiros devem ter cobertura morta ou forrados com um plástico opaco com furos, para ajudar a controlar as plantas invasoras e para impedir que os morangos fiquem em contato direto com o solo. Há estudos que mostram que morangos cultivados em solo com cobertura morta apresentam mais alta concentração de açúcar, flavonoides e antocianinas, em comparação com os cultivados em solo coberto com plástico preto. Há a sugestão que os canteiros podem ter formato trapezoidal, devendo ter de 0,8 m a 1,2 m de largura, com 30 cm a 40 cm de altura.

Época de plantio

O morango é normalmente plantado do fim do verão ao fim do outono, dependendo do clima da região (mais cedo em regiões mais frias e mais tarde em regiões mais quentes). As cultivares de dias longos, cultivadas em regiões de clima temperado, são também plantadas na primavera.

Propagação

O morango geralmente é plantado através de mudas oriundas dos estolhos (ou estolões) do morangueiro. O estolho ou estolão é um caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem a novas plantas. Outra maneira de propagar o morango é através de sementes. Este método é mais utilizado por pessoas interessadas em obter novas variedades de morango. Encontra-se no mercado várias cultivares em sementes.

Plantio

Conforme cita o caderno da Embrapa informação tecnológica, uma boa lavoura começa pela aquisição de sementes de boa qualidade ou mudas certificadas ou fiscalizadas, isentas de doenças, provenientes de viveiristas registrados no Ministério da Agricultura. O plantio é realizado de março a julho nas regiões Sul e Sudeste, preferencialmente no final da tarde, para favorecer o pegamento. Pode-se adotar de duas a quatro linhas de plantas por canteiro.  As plantas devem ficar dispostas em arranjos na forma de quadrado, ou de retângulo, ou de quincônico. com uma distância média entre as mesmas de 20 a 35 cm.

Veja um exemplo de produção sustentável de morango:

 

Solos e Adubação

O solo ideal para formar os canteiros para o plantio deve ser fértil (caso necessário deve haver correção de acidez anterior com calcário) e rico em matéria orgânica. É uma cultura  exigente em elementos como nitrogênio, fósforo e potássio, e assim utiliza-se adubos à base de nitrato de cálcio, superfosfato triplo ou farinha de ossos e cloreto de potássio, entre outros, havendo vários adubos formulados (NPK) no comércio como fonte destes elementos, indicados para a cultura. Há recomendações de aplicação de esterco bovino ou de aves, de 3 Litros/m² a 15 Litros/m² de canteiro. As informações sobre a necessidade do solo, são obtidas com mais precisão através de laudo de análise de solo e a interpretação de engenheiro agrônomo.

Tratos culturais

Deixar a cultura sem mato no primeiro mês. Recomenda-se fazer cobertura com casca de arroz, a ser espalhada sobre a superfície do canteiro, em camada de cerca de 3 cm a 5 cm. Esse material, pela sua coloração, espanta a maioria dos insetos praga além de favorecer as condições ambientais locais. Durante o período de produção, são retiradas as folhas velhas, as folhas e as frutas doentes, e também as frutas passadas do ponto de colheita,  eliminando as fontes de inóculo, evitando doenças e pragas. Nas pequenas áreas o controle de ácaros e fungos pode ser feito através do sistema de controle alternativo ou orgânico, menos agressivo ao meio ambiente e plantas.

Colheita

A colheita, fator determinante para o sucesso do cultivo, é iniciada cerca de 60 a 80 dias após o plantio, dependendo do clima e da região, dos tratos culturais e da forma de produção, podendo se estender até os meses de dezembro ou janeiro, para cultivares de dias curtos. Para cultivares de dias neutros, esse período é mais amplo. o ideal, caso seja para consumo imediato, que estejam totalmente maduros.

Receitas

Shake de laranja e morango
Ingredientes
• ½ xícara (de chá) de polpa de morango
• ½ xícara (de chá) de iogurte desnatado
• ½ xícara (de chá) de suco de laranja
• Adoçante
Modo de preparo
No liquidificador, bata bem todos os
ingredientes e sirva. (CYBERCOOK,
2011b)

Cocada de morango
Ingredientes
• 1 unidade de coco fresco
• 1 lata de leite condensado
• 7 morangos grandes
Modo de preparo
Cozinhe o leite condensado até chegar
ao ponto de brigadeiro (puxa-puxa). Tire
do fogo. Misture o coco já ralado em ralo
médio. Bata no liquidificador apenas os
morangos, e misture-os na cocada ainda
quente. (CYBERCOOK, 2011c)

Previous post

Como plantar abacaxi: todos os passos para iniciantes

Next post

Como plantar milho

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *