Como plantar abacaxi: todos os passos para iniciantes
Dicas para iniciar um cultivo de abacaxi
Nativo do Brasil, o abacaxi é também conhecido como Ananás. O abacaxi (Ananas comosus var comosus) é bem aceito pelo brasileiro e seu plantio não exige do produtor o uso de técnicas complicadas, o que resulta em uma boa opção para produtores de pequenas propriedades ou até no quintal de casa mesmo. Confira todas as informações e passos sobre como plantar abacaxi.
INFORMAÇÕES DA CULTURA
- CICLO: Varia de 12 a 30 meses;
- SOLO: bem drenado, com bom teor de matéria orgânica, arejado e com pH entre 4,5 e 5,5; (Pouco ácido)
- CLIMA: ideal quando a temperatura oscila entre 22 ºC e 32 ºC (Regiões de clima quente);
- ÁREA PARA PLANTAR: pode ser cultivada em pouco espaço;
- COLHEITA: O ano todo, com concentração entre novembro e fevereiro.
Confira também: como plantar alho em casa
COMO PLANTAR ABACAXI: TODOS OS PASSOS
ESCOLHA DA CULTIVAR
Há muitas cultivares de abacaxi, porém, as mais plantadas no Brasil são “Pérola”, destinada para o consumo in natura, e a Smooth Cayenne (“Havaí”), para industrialização e exportação, existindo também outras cultivares no mercado mais resistentes a fusariose;
PROPAGAÇÃO
É feita através das mudas, que são os ‘brotos’ da planta depois de colhido o fruto, recebendo também o nome de “filhote ou rebentão”, comuns nas cultivares ” pérola ” e smooth cayenne. A coroa também pode ser utilizada para o plantio. Podem ser adquiridas em viveiros ou campos de plantio.
PREPARO DAS MUDAS
Normalmente as mudas devem passar pela ‘CURA’, que é o período de três a cinco dias ou até mais, que ficam expostas ao sol, com a base voltada para cima, a fim de evitar o apodrecimento após o plantio. As mesmas também devem estar sadias sem danos visuais ou sintomas de doenças.
ÉPOCA DE PLANTIO
Indicado entre o fim do período seco e o início do chuvoso, mas pode ocorrer em qualquer época do ano se houver irrigação (rega) no local.
PLANTIO E SOLOS
Escolha solos bem drenados, não sujeito ao encharcamento, de textura areno-argilosa ou leve, poucos ácidos. É necessário que haja bom teor de matéria orgânica e elevados teores de potássio. Caso contrário, faça suplementação via adubação química. O plantio pode ser feito em covas ou em sulcos. Ao plantar coloque a muda verticalmente na cova/sulco, com um quarto a um terço de seu comprimento enterrado no solo.
ESPAÇAMENTO
Sugere-se utilizar fileiras simples de 40 a 50 centímetros entre as plantas e com as linhas distanciadas de 1,00 a 1,30 metro, mas há também sugestões na literatura de espaçamentos para fileiras duplas.
ADUBAÇÃO
Algumas semanas antes do plantio, aplique ao solo calcário dolomítico, além do fontes de fósforo (ex: superfostato simples) na cova ou sulco. Durante a fase vegetativa, são necessárias de três a quatro adubações, com aplicação de N (nitrogênio) e K (potássio) a partir do segundo mês. ( É recomendado a principio fazer a análise da terra para ver fertilidade e necessidade de corretivos).
TRATOS CULTURAIS E IRRIGAÇÃO
Faça capinas e/ou use cobertura morta para evitar plantas daninhas. Após cinco meses do plantio, já no período seco, regue com uma frequência de pelo menos 5 em 5 dias. Em locais de muito sol, um mês antes da colheita, proteja os frutos com jornal, sacos de papel sem fundo ou palha seca.
PRODUÇÃO
O período de novembro a fevereiro destaca-se na produção de abacaxis, mas a colheita pode ocorrer o ano todo se aplicados reguladores de florescimento (carbureto ou etefom) cerca de um ano após o plantio. Entre cinco e seis meses depois, os frutos estão no ponto de colheita.
COLHEITA
Deve-se usar luvas grossas e um facão, segurando a coroa do fruto e cortando a haste cerca de 2 centímetros abaixo da base do abacaxi.
Fontes:
Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas (BA)
Instituto Agronômico de Campinas (SP)
Veja também:
Aprenda todos os passos para plantar abacaxi em casa. Confira o vídeo:
2 Comments
Gostei muito. Parabéns pelo site e pelas dicas. Tem um grande potencial.
Obrigado Joaciii!