Home»Biologia e Meio Ambiente»Importância da separação de material ou resíduo reciclável

Importância da separação de material ou resíduo reciclável

3
Shares
Pinterest Google+

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou do seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.

A reciclagem reduz o impacto dos materiais sobre o meio ambiente, pois diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz gastos com a limpeza nas cidades, a disposição inadequada de resíduos nos aterros sanitários, e queda da emissão de gás CO². Também tem o seu caráter social, pois pode ser fonte de renda e empregos para os catadores. 

Atitudes simples diárias como separar materiais, podem ser de grande valia para nossas vidas e da sociedade. Os materiais são importantes matérias primas para produção de novos produtos ou fontes de energia.

  • Com a separação fica possível a reutilização, a reciclagem, e dá melhores condições de trabalho aos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis.

  • Aumento da vida útil dos aterros sanitários, menor impacto ambiental quando da disposição final dos resíduos.

EXEMPLOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS:

Folhas, papel, qualquer embalagem de papelão, caixas, revistas, PET, recipientes de limpeza, latas de bebidas, produtos como fios e restos de eletroeletrônicos, outros materiais e partes, embalagens em geral. 

Lixo comum ( 🚫 Não reciclável ) – restos e cascas de alimentos, papel higiênico e guardanapo utilizados, fraldas, absorventes, tecidos totalmente inutilizáveis, bitucas de cigarro, esponja de limpeza, papeis de extrato bancário, fitas e etiquetas adesivas, fotografias.

Obs: Os restos de alimentos como folhas, casca de verduras e frutas (menos as cítricas), cascas de ovo, borra de café, misturados a serragem, folhas secas, terras e estercos, podem ser aproveitados para fazer adubos em uma composteira*. Já o que não pode ir são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.

*Composteira: Recipientes de plástico ou madeira, protegidos por coberturas, dotados de ventilação e com sistema de escoamento de líquidos, para melhor decomposição, e onde os restos orgânicos, e substratos, são depositados em camadas, visando a transformação em adubo. 

COMO SEPARAR ?

A principio, separe em uma caixa grande de papelão destas que sobram de atacadistas ou sacola de bom tamanho: pápeis limpos; plásticos comuns do tipo ‘PET’; caixas de papelão como a de ovos, por exemplo; vasilhames de plástico duro, de óleo vegetal secas. Alguns catadores pegam também caixas de leite limpas, tampas plásticas etc.

  • Separe em outro recipiente pilhas, baterias, lâmpadas compactas ou não. Vidros devem ser acondicionados dentro de caixas.

“NUNCA DEIXE MISTURAR RECICLAVÉIS COM RESTOS DE COMIDA, CASCAS, ETC, E SEMPRE LAVE SE NECESSÁRIO O MATERIAL A SEPARAR”

QUAL O DESTINO ?

Procure na sua cidade as associações e cooperativas de recicladores, ou pessoas físicas que recolham o material ou que vc possa entregar.

  • Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.
  • Curiosidade: Pensando no meio ambiente como um todo, o Engenheiro Ambiental é o profissional que desenvolve técnicas voltadas para a preservação do mesmo e resolução de problemas de ação do homem utilizando a tecnologia, porém a área envolve também as ações do Engenheiro Agrônomo, do Biólogo, entre outras. 

Acesse tb neste site: https://plantesaber.com.br/agronomia/receitas-alternativas/

Veja no interessante vídeo abaixo, orientações dos próprios catadores, quanto a separação e destino de resíduos e sua importância:

 

FONTES:  Sites  https://www.nationalgeographicbrasil.com/meioambiente   e

                           https://www.gov.br/mma e you tube

Previous post

Fundos imobiliários (Fiis) ligados a construções, logística e cadeias agrícolas

Next post

Como escolher as melhores sementes para um cultivo otimizado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *