Home»Como plantar»Como plantar hortaliças em casa

Como plantar hortaliças em casa

1
Shares
Pinterest Google+

Como plantar hortaliças |

AS DIFERENTES FORMAS DE CULTIVO DE HORTAS

Você sabe a diferença de como plantar hortaliças em produção caseira ou comunitária ou no formato de larga escala ou comercial?  Bom, nas hortas comerciais se cultivam poucas espécies, frequentemente uma ou duas, com alta tecnologia, em razão de se obter uma máxima produtividade e o bom padrão de qualidade no sentido de tamanho e ao aspecto dos vegetais, já que o produtor comercial precisa obter hortaliças bonitas e vistosas para conseguir um lucro que compense o trabalho e o capital investido.

Já na horta caseira, pode haver uma grande variedade de espécies. Algumas injúrias nas folhas ou o menor tamanho não comprometem sua qualidade. Interessa o valor alimentício das hortaliças e nisso as produzidas no quintal em nada perdem para os vegetais comerciais.

O cultivo caseiro normalmente, não visa a produtividade ou a rentabilidade. Observa-se nesse caso, a economia e a saúde, já que nas hortas caseiras raramente se usam agroquímicos (inseticidas, herbicidas, fungicidas, acaricidas etc), ao prazer de consumir alimentos mais frescos, produzidos pela própria família ou comunidade.

IMPORTÂNCIA: Hortaliças são plantas alimentares que se caracterizam pelo seu alto teor de vitaminas e sais minerais. Mais de 80 espécies são cultivadas comercialmente no Brasil. A relação a seguir traz algumas das mais conhecidas, classificadas segundo a maior parte da planta mais usada para a alimentação.

  • Hortaliças folhosas: acelga, agrião, alface, almeirão, alho-porró, cebolinha , coentro,couve, couve-chinesa, chicória , espinafre,repolho, rúcula, e salsa.
  • Hortaliças-flores: alcachofra, brócolis (ou couve-brócolo) e couve-flor.
  • Hortaliças-frutos: abóbora, abobrinha,
    berinjela , chuchu, jiló, maxixe, melancia, melão, moranga, morango, pimenta, pimento, pepino, quiabo e tomate.
  • Hortaliças-legumes: ervilha, fava e feijão.
  • Hortaliças-raízes: batata-baroa (ou mandioquinha ou cenoura-salsa), batata-doce, beterraba, cará, cenoura, nabo rabanete.
  • Hortaliças-tubérculo: batata.
  • Hortaliças-bulbo: alho e cebola.
  • Hortaliças-haste: aspargo e salsão.

Algumas espécies, as aromáticas, ainda, são usadas como temperos. São os chamados condimentos (alho, cebola, cebolinha , coentro, pimenta, salsa e outros).

COMO PLANTAR HORTALIÇAS; CONFIRA REQUISITOS

1. Luz Solar

luz solar plantar hortaliças
Luz solar: importante para as hortaliças

Para que as plantas tenham um bom desenvolvimento é preciso observar a iluminação do local. Precisamos de, no mínimo, cinco horas de luz do sol direta por dia, no período da manhã ou da tarde. Não coloque na sombra ou luz indireta.

Escolha o canto mais arejado e iluminado, se a incidência for de sol da manhã, é bom! A luz do sol é indispensável para o desenvolvimento da planta.

Vale lembrar também que a incidência de luz pode mudar e a horta precisa acompanhar a claridade.

2. Preparação do solo

A preparação do solo é um passo importante para seguir antes de dar início ao plantio dos vegetais. É preciso garantir que o solo da horta seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde e resultem em hortaliças de qualidade.

Há formas diferentes de preparar o solo com uma boa quantidade de nutrientes, existindo, inclusive, alternativas de terras já preparadas que podem ser compradas em lojas especializadas.

Quem deseja fazer a preparação em casa pode adotar uma das receitas indicadas pelos especialistas. a terra pode ser de barranco por exemplo, que não possui sementes de plantas daninhas.

Siga os passos recomendados pelos profissionais da Embrapa:

  1. misture 50 litros de terra;
  2. 100 gramas de cal hidratada;
  3. adubo orgânico (17 litros de esterco de galinha ou 34 litros de esterco de gado) e;
  4. adubo químico (200 gramas de NPK 4-14-8 ou 100 gramas de NPK 4-30-16).

Dica: Se tiver acesso a fazenda, pegue ¨bolas¨de esterco bovino seco de curral, encha um saco, no seu quintal, moa o mesmo e irrigue por umas duas semanas em um canto,  e ai estará pronto para mistura com terras e adubo para um pequeno canteiro, e é muito bom.

3- Plantio

Há hortaliças de se semear inicialmente na ¨Sementeira¨, ou plantar diretamente no canteiro definitivo.

Após este texto, veremos alguns exemplos de como plantar hortaliças.

4. Irrigação

irrigação plantio hortaliças
Irrigar é importante, mas sem excessos

A irrigação é uma parte importante no cultivo de uma horta e o modo como essa atividade é realizada pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das hortaliças.

Cuidado com o excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes. Para evitar o acúmulo,por exemplo, em vasos, deve haver furos no fundo. Ainda assim, cuide para que você coloque uma quantidade moderada de água.

Cuidado com a água em excesso, pois causa a lixiviação do solo, ou seja, lava o solo, levando os nutrientes embora. Irrigar sem escorrer água.

Acertar a quantidade e a frequência das irrigações vai depender muito das espécies plantadas e do local da sua horta, hortas em vasos tendem a secar mais rápido que em canteiros.

  • Veja também: A Embrapa possui área específica para atuação com hortaliças. Confira na reportagem:

 

Para verificar a necessidade de água, é importante observar o aspecto da planta, atentando-se para folhas amareladas, secas ou caídas, que podem ser sinais de falta de água.

Outro método de verificação é inserir o dedo ou um palito no solo: se ao retirar o palito ou o dedo eles estiverem úmidos ou com terra grudada, o solo ainda está molhado; caso contrário, é hora de fazer uma nova rega.

Na hora de regar, a dica é direcionar a água com proximidade da raiz. Isto pode evitar que alguma doença que já esteja nas folhas prolifere para o resto da planta.

5. Adubação

prepare o solo
Preparação do solo é fundamental no plantio de hortaliças

Manter o solo da horta, rico em nutrientes através da adubação, vai ajudar a formar plantas mais bonitas,  e bem desenvolvidas.

As hortaliças são muito exigentes em nutrição, por isso, além do solo previamente preparado, depois que as plantas estiverem crescendo é necessário fazer adubações de cobertura a cada 20 dias.

É recomendado que a cada colheita, o solo seja adubado antes de receber o novo plantio .

Os adubos de cobertura podem ser feitos com compostos orgânicos, esterco de galinha ou gado, húmus, sulfato de amônio ou adubos químicos.

Leia:

6- Tratos culturais

Manter os canteiros ou vasos livres de plantas daninhas ;  Fazer associação    de    culturas,  Adubação verde.

7. Colheita

O tempo para colher uma hortaliça varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, pela qualidade do solo, nutrientes, irrigação, eventuais pragas ou doenças e demais cuidados no cultivo. Os  pacotes de sementes vem com a previsão de colheita indicada na embalagem, mas este não deve ser um fator limitante em uma horta caseira.

Alguns exemplos de como plantar hortaliças e informações técnicas:

HORTALIÇAS ÉPOCA DE PLANTIO FORMA PLANTIO CICLO DA CULTURA ESPAÇAMENTO  (horta caseira)
Alface de verão ano todo Mudas 45-60 dias 0,20 x 0,20 m
Cebolinha ano todo Mudas 70-90 dias 0,20 X 0,10 m
Cenoura ano todo Direto 90-100 dias 0,15 x 0,07 m
Couve Depende da variedade e região a ser plantada podendo ser até o ano todo. Mudas varia 70 a 120 dias 1,00 x 0,5 m
Rabanete abril – junho Direto 30-35 dias 0,18 x 0,05 m
Salsinha Todo ano Direto 65-70 dias 0,18 x 0,07 m
Tomate Out -Janeiro (sul);

Todo ano (N)

Mudas 80-100 dias 0,70 x 0,35 m
Pimenta Todo ano dependendo da região Mudas 100-120 dias 0,85 x 0,40 m

Fonte: O Cultivo de Hortaliças – Embrapa Informação Tecnológica Brasília, DF 2004

Previous post

Plante Saber: o seu portal do conhecimento

Next post

Como plantar grama Esmeralda

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *