Uso racional da água
Uso Racional da Água
O uso racional da água visa manter boa disponibilidade para as gerações futuras. A água no planeta é um recurso natural muito importante para ser desperdiçada. O volume total de água existente na Terra é de aproximados 1.386 milhões de km3, deste total, 97,5% é constituído pelos oceanos, mares e lagos de água salgada.
Em relação a água doce, mais de 2/3 estão nas calotas polares e geleiras, inacessíveis para o uso humano pelos meios tecnológicos atuais. Sobram portanto, apenas 0,007% de água boa para consumo humano.
As sociedades humanas tanto da cidade como das zonas rurais tem grande responsabilidade no uso e proteção das águas, como seres que detém a capacidade de aprender a preservar, devem buscar saídas e conhecimento para tal.
Por outro lado, não devemos deixar de destacar a existência das populações pobres em diversos pontos do planeta. As mesmas são desprovidas de recursos materiais para sobrevivência, sociais e para educação, normalmente não vivem em lugares com o mínimo de condições sanitárias para a sua moradia, largadas pelo poder público. Estão ligadas diretamente a má utilização e poluição das águas sejam em áreas urbanas ou ribeirinhas.
Cabe a nós preocupar e divulgar a necessidade de conservação deste recurso tão preciosos, seja no campo ou na cidade.
Fonte: site www.ufrgs.br
Dicas para uso racional da água:
Na cidade:
Molhe as plantas de manhã cedo ou a noite, pois a evaporação é menor;
Mantenha a torneira fechada até o enxague, ao lavar louças;
Use vassoura ou balde de água para lavar calçadas;
Elimine vazamentos e goteiras;
No campo:
Conserve as nascentes (áreas de APP);
Mantenha vegetações próximas aos cursos de águas preservadas para evitar;
Gerencie a aplicação e uso racional da água de irrigação de forma controlada;
Mantenha criações de animais afastadas dos cursos de água
Veja também: Mudanças Climáticas
No Comment