Como plantar alho em casa; todos os passos
Como plantar alho em casa |
Veja todos os passos para cultivar o alho em casa, desde o preparo do solo, passando pelo plantio e colheita
Plantar alho é algo simples e fácil de fazer. Na verdade, o cultivo de plantas de alho é feito em poucos passos e com resultado rápido. Isso considerando que o solo esteja apto para o plantio, tenha umidade adequada e que a colheita seja feita no momento correto.
Com o plantio do alho, além de garantir um condimento fresco na mesa é garantia de economia também haja vista o preço cobrado por cada dente do alho.
Bem, mas vamos ao que interessa: aprender como plantar alho em casa!
Quando é melhor cultivar o alho
Quando é a hora certa para plantar alho? No Brasil, o plantio do alho será melhor de março a julho nas regiões do país em que a temperatura seja mais fresca, que não ultrapasse os 25 graus em média, para melhor formação do bulbo, conforme divulgou a Embrapa na coleção “Plantar”.
Solos muito barrentos ou arenosos devem ser evitados, os solos leves (areno-argilosos) são ideais para que as raízes “peguem” logo depois de plantar. Seu objetivo é obter um bom desenvolvimento das mesmas antes que as plantas fiquem inativas.
Vamos agora conferir as seis etapas de plantio do alho para garantir uma boa colheita.
Como plantar alho em casa: seis etapas fáceis
1. Prepare o solo
Para cultivar grandes cabeças de alho, você precisa de solo solto e fértil. Nos canteiros para o cultivo do alho, formados por terra de barrancos ou livres de sementes de plantas daninhas, melhore ainda mais os mesmos, realizando umas semanas antes do plantio, uma mistura com calcário, que tira a “acidez” da terra e fornecerá cálcio as plantas.
O calcário dolomítico é encontrado nas lojas de agropecuárias. Misture na proporção de 250 a 300 gramas por cada m2 do canteiro. Próximo ao plantio, solte o solo com um garfo de escavação, espalhe nos canteiros uma camada de matéria orgânica bem curtida de 8 a 10 cm de profundidade, misturando também.
Para matéria orgânica, utilize mistura bem envelhecida de composto, mofo de folha envelhecido e esterco. Todo este material tem um tempo para ficar no ponto ideal de decomposição. (curtido). Para evitar problemas de doença, não plante alho no mesmo local dois anos seguidos. Faça vários sulcos rasos no solo de 20 cm de distância um do outro.
Veja também:
2. Escolha suas variedades
Alguns tipos de alho têm dentes que crescem em torno de um tronco central duro. Este caule forma uma haste da flor no topo, que muitos produtores cortam para redirecionar a energia para o bulbo.
Há outros tipos de alho que formam mais cravos, do lado de fora da cabeça e também no centro.
Quebre uma grande cabeça de alho e plante somente os dentes maiores. Quanto maior o cravo, maior a probabilidade de produzir uma boa e grande cabeça de alho. Separe os dentes menores para usar na cozinha.
Existem três tipos de alho que se diferenciam pela coloração da película:
- alho branco ou alho comum;
- alho rosa ou alho temporão e;
- alho rocambole vermelho
Você também pode se informar sobre o tempo de produção e colheita do alho cultivado, pois há variedades de ciclo de vida mais longo ou precoce.
3. Plante um cravo, colha uma cabeça
Veja o passo a passo para fazer o plantio do alho:
- Em um sulco, misture a terra um bom adubo químico recomendado, encontrado nas casas do ramo. Coloque os cravos separados, não podendo os mesmos ficarem em contato com o adubo diretamente, pois pode estragá-los.
- Segure cada dente (bulbilho) de ponta para cima e empurre-o para o solo a cerca de 5 cm de profundidade. No mesmo sulco, plante os dentes de 8 a 10 cm de distância um do outro.
- Depois de todos os dentes estarem no chão, alise a superfície do solo com os dedos ou um ancinho para preencher os orifícios e regue bem.
- Se você está plantando mais de uma variedade, certifique-se de rotular cada tipo de alho um claramente.
- Faça um um mapa do plantio do alho, assim se os rótulos se perderem você saberá separar os tipos.
4. Irrigação e tratos culturais
O crescimento superior começa quando o tempo aquece e os dias se prolongam.
O alho não é ávido por água, mas também não gosta de secar. Quando o solo parecer seco em uns três centímetros abaixo da superfície, é hora de regar. Se ainda estiver no período de chuvas, a irrigação manual, quase não se faz necessária.
De forma geral com a utilização de um bom fertilizante e a água, o alho vai tomando forma, começando a formar o cravo.
A área plantada deve ser mantida sem mato, principalmente nos dois primeiros meses. Em caso de pragas e ou doenças, utilize principalmente os inseticidas e fungicidas alternativos para a cultura conduzida no quintal de casa.
5. Hora da colheita e cuidados
Faça a colheita quando as plantas têm cinco ou seis folhas verdes, com uma ou outra começando a ficarem amarelas, secas. Cada folha verde representa uma camada de invólucro ao redor da cabeça.
Cuidado, durante a colheita, você pode danificar a camada externa.
Mais tarde, limpe as cabeças de aho, você está apto a perder mais uma ou duas camadas. O objetivo é acabar com duas ou três camadas estreitas e finas envolvendo cada lâmpada.
Para colher, dirija um garfo para o jardim por baixo das plantas (tenha cuidado para não danificar), solte-as gentilmente e puxe-as para fora.
Sacuda qualquer excesso de solo e coloque as plantas em uma pilha. Assim que terminar de colher, mova as plantas para um local arejado protegido do sol e da chuva.
Se você está cultivando mais de uma variedade de alho, mantenha cada variedade separada e bem rotulada para que você saiba o que é o quê.
6. Cure, limpe e armazene as cabeças
Para curar o alho em preparação para o armazenamento, pendure os bulbos nus com a folhagem em feixes ou espalhe-os em uma mesa ou prateleira.
Você pode começar a comer os alhos imediatamente, mas as réstias destinadas ao armazenamento devem ser curadas. Depois de algumas semanas de cura, é o tempo de limpeza da réstia. Apare as hastes a 12 polegadas e também as raízes.
Esfregue a camada externa da pele ao redor da lâmpada e use uma escova de unha ou escova de dentes para remover gentilmente qualquer sujeira aderida à base.
Tente não remover mais camadas do que você precisa. Armazene as réstias em um local escuro e bem ventilado.
Abaixo, veja o vídeo com participação de profissional da EMATER-RS sobre o plantio do alho.
Benefícios do alho
Agora que você aprendeu como plantar alho em casa, hora de conferir um pouco dos seus benefícios. Confira sete situações em que o alho contribui para a nossa saúde:
- Prevenção e combate de doenças cardíacas: pesquisas demonstram que o alho pode ajudar a reverter a doença cardíaca precoce, removendo o acúmulo de placas nas artérias.
- Contra o câncer: Como o alho pode agir para prevenir o câncer? O National Câncer Institute, na França, explica que “os efeitos protetores do alho podem surgir de suas propriedades antibacterianas ou de sua capacidade de bloquear a formação de substâncias causadoras de câncer, interromper a ativação de substâncias causadoras de câncer, melhorar o reparo do DNA, reduzir a proliferação celular ou induzir morte celular.”
- Hipertensão Arterial;
- Resfriados e Infecções;
- Combate à Calvície;
- Doença de Alzheimer e Demência;
- Diabetes.
E aí, gostou do nosso artigo? Envie seu comentário, sugestão ou dúvida para o PLANTE SABER!
Como plantar alho em casa |
No Comment